Notícias

Ministério da Justiça doa viaturas à SSP/DF

Carros serão usados para fortalecer ouvidorias e programas de valorização dos profissionais do setor

O Ministério da Justiça e Segurança Pública entregou 108 veículos utilitários aos estados e ao Distrito Federal. O objetivo é valorizar, proteger e dar qualidade de vida aos profissionais que atuam na linha de frente do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Os carros serão destinados às ouvidorias do Susp e aos centros de reabilitação e atenção aos profissionais de segurança pública locais.

A entrega simbólica foi feita pelo ministro da Segurança Pública, André Mendonça. O secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), delegado Júlio Danilo Ferreira, participou da entrega, nesta segunda-feira (29. O secretário Nacional de Segurança Pública do MJSP, Carlos Paim e ouvidor-geral da pasta, Ronaldo Bento, também estiveram presentes na solenidade.

Para o secretário-executivo da SSP/DF, a entrega demonstra a importância que o MJSP vem dando ao Susp e ao plano Nacional de Segurança Pública. “Estamos sempre buscando novos equipamentos e tecnologia para monitoramento e inteligência, mas a entrega de hoje mostra também a importância que deve ser dada aos profissionais da área”.

No âmbito do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública (Pró-Vida), cada estado será contemplado com três veículos – totalizando 81 veículos. Eles serão destinados aos centros de reabilitação e readaptação e de atenção biopsicossocial, ou a unidades similares, da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

“Trabalhamos para atender o pleito dos estados e se aproximar da realidade dos policiais”, afirmou o secretário Nacional de Segurança Pública, Carlos Paim.

Ouvidorias

Parte dos veículos (27) serão utilizados exclusivamente para as unidades de ouvidoria de Segurança dos estados e do Distrito Federal. É a primeira vez que o governo federal investe em governança pública, priorizando os mecanismos de controle da atividade policial.

“A entrega vai contribuir para reforçar o monitoramento permanente de atividade policial, dar agilidade no recebimento e na apuração das denúncias por práticas indevidas cometidas profissionais de segurança pública e defesa social”, afirmou o ouvidor-geral do MJSP, Ronaldo Bento.

Ainda de acordo com ele, será mais fácil prestar serviços para a sociedade oferecendo, aos gestores públicos, retornos, apontamentos e avaliações permanentes sobre políticas públicas implementadas.

O ministro André Mendonça reforçou o papel fundamental das ouvidorias como um canal de proteção àqueles que são, indevidamente, submetidos à uma situação de risco além da que já exerce em sua própria atividade. “Procurem ajuda, é importante para você, para sua família e para a sociedade pois precisamos de vocês com total capacidade de exercer seu dever e sua força policial”, afirmou Mendonça.

Para a compra dos veículos, o MJSP destinou R$ 6,8 milhões para o fortalecimento das ouvidorias e do Pró-Vida. Ainda este ano, cerca de R$ 245 milhões serão investidos neste último. Instituído pela Lei nº 13.675, que criou o Susp, o Pró-Vida tem, entre seus objetivos, a elaboração, a implementação, o apoio e o monitoramento de projetos de atenção psicossocial, saúde e segurança no trabalho dos profissionais de segurança pública e defesa social.

* Com informações da SSP/DF

 

Fonte: agenciabrasilia.df.gov.br

Publicado em 30/06/2020

SINDEPO/DF

SCES Trecho 2, Lote 25
Dentro do Clube da ADEPOL
CEP: 70.200-002

ADEPOL/DF

SAIS Lote 02, Bloco “D”
Departamento de Polícia Especializada/DPE
CEP: 70.619-970

Siga-nos

Site7Dias